9 de fev. de 2014

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Intenções de oração do Papa para o mês de Fevereiro
O Santo Padre pede para rezar pela missão evangelizadora e pelas pessoas idosas
Por Redacao
ROMA, 03 de Fevereiro de 2014 (Zenit.org) - A intenção universal do apostolado da oração do Santo Padre para o mês de fevereiro de 2014 é "Para que a sabedoria e a experiência das pessoas idosas sejam reconhecidas na Igreja e na sociedade”. Por outro lado, a sua intenção evangelizadora é “para que sacerdotes, religiosos e leigos colaborem generosamente na missão de evangelização”.
Desde o início de seu pontificado, o papa Francisco tem insistido várias vezes que os idosos são "o tesouro da sociedade".
"Um povo que não respeita os avós é um povo sem memória e, portanto, sem futuro", disse em sua homilia de Santa Marta no dia 19 de novembro de 2013. Explicando que "os idosos são os que nos trazem a história, nos trazem a doutrina, nos trazem a fé e no-la deixam de herança. São os que, como o bom vinho velho, têm esta força dentro para dar-nos uma herança nobre”.
Da mesma forma, o Santo Padre alertou para o risco de excluí-los na sociedade.
Foi o que ele explicou no Rio de Janeiro na catedral, no encontro com os jovens argentinos, falando da exclusão dos “dois polos da vida que são as promessas dos povos”, os idosos e os jovens. “Exclusão dos anciãos, claro está, porque não se pode pensar que possa existir uma espécie de eutanásia escondida; ou seja, não se cuida dos anciãos; mas também está a euntanásia cultural: não lhes deixam falar, não lhes deixam atuar”, disse Francisco. Pedindo aos anciãos para “não desistirem de ser a reserva cultural do nosso povo que transmite a justiça, que transmite a história, que transmite os valores, que transmite a memória do povo”.
E mais uma vez insistiu neste Angelus do 29 de dezembro. Falou de “exilados escondidos”, dentro das próprias famílias. “Os anciãos, por exemplo, que as vezes são tratados como um estorvo. Muitas vezes penso que um sinal para saber como vão as coisas em uma família é ver como são tratadas as crianças e os anciãos”.
Trad. TS

SEJA BEM VINDO!

BLOG DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - PARADA DE LUCAS

ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO

PÁROCO PE. ALEX SIQUEIRA