Nossa História

Nesta seção você conhecerá um pouco da história de nossa Paróquia.

O BAIRRO DE PARADA DE LUCAS

Bairro de Parada de Lucas
O nome “Parada de Lucas” se refere ao imigrante português José Lucas de Almeida, um próspero agricultor, com lavoura entre Cordovil e Vigário Geral. Quando houve a implantação da Estrada de Ferro Leopoldina (antiga Estrada de Ferro Norte), José Lucas doou uma parte de suas terras para uma parada de trens, a fim de que os pequenos proprietários da região pudessem escoar suas mercadorias. Em 1949, a conhecida “parada do Lucas” tornou-se a estação de trem de Parada de Lucas.


A PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO DE PARADA DE LUCAS

A Igreja São Sebastião de Lucas existia como Capela desde o começo do século XX. Segundo o depoimento de paroquianos, a pedra fundamental da então Capela de São Sebastião foi lançada no ano de 1917, em um terreno doado por Lucas Rodrigues. Na época, o lugar pertencia à Paróquia de Santa Cecília de Braz de Pina. 

Em 17 de Janeiro de 1941, o Cardeal Dom Sebastião Leme transformou a Capelinha São Sebastião de Parada de Lucas em Paróquia, para facilitar aos fiéis do bairro de Parada de Lucas e redondezas a participação nos ofícios divinos e nos Santos Sacramentos, uma vez que as Igrejas Matrizes de Santa Cecília de Braz de Pina e Nossa Senhora da Apresentação de Irajá estavam distantes da região. O primeiro Pároco da Paróquia foi o Padre Luiz Gonzaga Steiner, SCJ.
D. Sebastião Leme


Em 12 de Novembro de 1944 foi inaugurada a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a Paróquia foi consagrada ao Imaculado Coração de Maria.
 




Antiga Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, atualmente modificada.
Até essa época, funcionava a Igreja antiga, mas o número crescente de fiéis fez com que fosse necessária a construção de uma Igreja maior. Em 13 de Junho de 1948, começou a campanha para a nova Igreja. Em 15 de Agosto do mesmo ano, houve a bênção da pedra fundamental da nova matriz e, em 8 de Novembro, o início das obras. Em 25 de Dezembro de 1950, foi celebrada a primeira Missa na atual Igreja-Matriz.

No ano de 1965, foi feita a reforma do Presbitério da Igreja conforme as determinações da nova liturgia: o altar foi afastado da parede do fundo e o Padre passou a celebrar voltado para o povo. Em 1º de Junho de 1964, foi inaugurado o altar de mármore do Sagrado Coração de Jesus e, em 1º de Maio de 1965, foi inaugurado o altar de mármore de Nossa Senhora. Na mesma época, a Paróquia foi equipada com inovações, como o primeiro serviço de som da Igreja, foi beneficiada pelas missões dos Padres Capuchinhos e iniciou-se a construção do Salão da Igreja.
Modificações do altar da paróquia até 2011.
Em 17 de janeiro de 1966 a paróquia comemora o seu Jubileu de Prata. Em 19 de janeiro de 1985 foram terminadas as obras da Casa Paroquial, ao lado da Matriz. Em 30 de julho de 1989 a paróquia, administrada até então pela Congregação do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), foi entregue aos cuidados do Clero Diocesano, assumindo como Pároco o Pe. Francisco Wermelinger. Em 17 de janeiro de 1991 a paróquia comemorou o seu Jubileu de Ouro, com grandes festejos e orações. E em 17 de janeiro de 2011 celebrou seus 70 anos.


Deus providenciou cada detalhe para que nossa paróquia crescesse e gerasse frutos. E durante 70 anos, o Senhor cuidou de cada um de nós. Como são belas as maravilhas que podemos contemplar! Ele construiu a nossa história com Sua História de AMOR.


Fonte das informações: Documentos da paróquia e depoimento de paroquianos.

SEJA BEM VINDO!

BLOG DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - PARADA DE LUCAS

ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO

PÁROCO PE. ALEX SIQUEIRA