Batismo 2020


SACRAMENTO DO BATISMO


"Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28, 19)

Segundo o CIC, nº 1116, os sacramentos são “forças que saem” do Corpo de Cristo, são ações do Espírito Santo operante na Igreja e são as “obras-primas de Deus” na Nova e Eterna Aliança. Eles são celebrados para o louvor de Deus, para a santificação dos homens e para a edificação da Igreja.

“O Batismo é o fundamento da vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos” (Cf. CIC 1213)
O que significa o termo Batismo?
O termo batismo é de origem grega (baptisma) e significa “mergulho”, “banho”. Como o ato de mergulhar ou de aspergir a pessoa com a água é parte essencial do rito, desde o início o sacramento foi chamado assim. Todavia, outros nomes foram atribuídos a ele, tais como: banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo; iluminação, dom, selo... Cada um destes nomes revela uma particularidade da experiência batismal.

O Batismo na Sagrada Escritura
Se formos procurar na Sagrada Escritura, veremos uma série de textos que nos falam do Batismo. Os mais importantes, sem dúvida, são aqueles onde o Senhor envia seus discípulos para ensinar a fé e batizar aqueles que crerem (Cf. Mt 28,19; Mc 16,15-16). Em obediência ao mandato de Jesus Ressuscitado, a Igreja começa a ministrar o Batismo já após o evento de Pentecostes (At 2,38). A partir dos relatos da Bíblia, podemos conhecer o significado deste rito na Igreja Primitiva: era um sinal de conversão (At 2,38); de aceitação da Palavra de Deus (At 8,12); de uma intervenção divina na vida do fiel, fazendo-o renascer (Tt 3,4-5); do cumprimento das promessas do AT (1Pd 3,21); da entrada na Igreja, na comunidade dos discípulos de Jesus (Gl 3,27); da salvação e da entrada no Reino de Deus (Jo3,5). Contudo, o significado mais pleno do Batismo é que, por meio dele, se participa do Mistério Pascal de Cristo (Rm 6,3-4).

A graça do Batismo
O CIC enumera pelo menos cinco efeitos da graça batismal:
A primeira grande graça batismal é o perdão dos pecados, pois através dos sacramentos somos regenerados do pecado original (contraído e não praticado) e dos pecados pessoais (atos deliberados contra o amor de Deus). Com este perdão efetuado, nossa união com Deus se torna possível.
A segunda grande graça é se tornar uma nova criatura, pois pelo Batismo, nos tornamos “filhos adotivos”, “participantes da natureza divina”, “membros de Cristo”, “co-herdeiros com Ele” e “Templos do Espírito Santo”. Tornar-se uma criatura nova significa entrar em comunhão com Deus Uno Trino: O Pai de Jesus se torna nosso Pai; Jesus se torna nosso Irmão, Senhor e Salvador; e, o Espírito se torna nosso mestre interior. A nova criatura em Cristo é chamada a viver uma vocação no mundo.
A terceira grande graça é a incorporação na Igreja. Pelo Batismo, nos tornamos membros do Corpo de Cristo, participando de seu tríplice múnus sacerdotal, proféticoe real. Cada batizado é chamado a oferecer culto de adoração a Deus com sua vida; a proclamar e testemunhar a Palavra de Deus no seu modo de viver e a vencer todas as experiências de pecado que se lhe apresentam.
A quarta grande graça é a participação na unidade dos cristãos. Através do Batismo, os cristãos (de todas as denominações onde o batismo é validamente celebrado) encontram-se unidos. Ainda que esta união não seja perfeita, ela já apresenta um grande passo para a prática do Ecumenismo: as orações, a leitura e o estudo da Palavra de Deus e da Tradição comum, o diálogo, a prática da caridade, as ações pastorais, o testemunho de vida e tantas outras ações...
A quinta graça do Batismo é seu caráter indelével, ou seja, uma vez marcado/selado, o cristão é incorporado em Cristo e nada pode apagar esta marca/selo. Por isso, o Batismo só pode ser celebrado uma única vez durante toda a vida. Não existe “re-batismo”, uma vez celebrado validamente a pessoa pertence ao Corpo de Cristo, a Igreja.
(Fonte: http://arqrio.org/formacao/detalhes/175/o-sacramento-do-batismo)


  • Batismos em nossa Comunidade:
O batismo de crianças (até 7 anos de idade) em nossa paróquia ocorre no primeiro sábado de cada mês às 10h. Excepcionalmente, esse dia pode ser modificado.
Para a criança receber este sacramento faz-se necessário que pais e padrinhos participem (obrigatoriamente) de dois encontros preparatórios:
  • 1º Encontro: Domingo às 10:30h;
  • 2º Encontro: Participação na missa das 9:00, com apresentação das crianças a serem batizadas, e encontro após esta missa (aproximadamente às 10:30h).

 
  • Calendário 2020 para Batizados em nossa comunidade:

     
    EM CONSTRUÇÃO

    (As datas poderão ser modificadas caso seja necessário)



  • Inscrição: 


* Datas determinadas para inscrição de acordo com o mês escolhido para o batismo.

* DOCUMENTOS
     - CÓPIA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DA CRIANÇA
     - CÓPIA DE COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA (ATUALIZADO)
     - CÓPIA IDENTIDADE DOS PADRINHOS
     - PARA PADRINHOS CASADOS: CÓPIA DA CERTIDÃO DE CASAMENTO NO RELIGIOSO
     - PARA PADRINHOS SOLTEIROS: CÓPIA DA CERTIDÃO DE BATISMO

* KIT BATISMO (VELA, LEMBRANÇAS E TOALHA): R$30
(EM CASO DE CARÊNCIA, CONVERSAR COM A EQUIPE DO BATISMO)




Observações importantes:
As crianças maiores de 7 anos devem fazer a catequese infantil para receber o Batismo e, conseguinte, primeira eucaristia.
O batismo de adultos é de responsabilidade do Catecumenato (Crisma).


#pararefletir


“Vos pergunto novamente: ‘Quem de vocês recorda o dia em que foi batizado? Para aqueles que não recordam a data de seu Batismo, dou uma tarefa para fazer em casa: procurar a data e guardá-la bem no coração. Vocês podem pedir ajuda aos pais, ao padrinho, à madrinha, aos tios, aos avós... O dia no qual fomos batizados é um dia de festa! Recordem ou procurem a data de vosso Batismo, será muito bonito para agradecer a Deus o dom do Batismo”. (Papa Francisco)
 

SEJA BEM VINDO!

BLOG DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - PARADA DE LUCAS

ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO

PÁROCO PE. ALEX SIQUEIRA