2 de mar. de 2012

SAIBA O QUE ESTÁ ACONTECENDO: JMJ RIO 2013


Cardeal: "Tudo estará pronto a tempo" para a Jornada Mundial da Juventude

O cardeal Stanislaw Rylko - presidente do órgão responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2013 – fez, nesta sexta-feira, um balanço positivo de sua visita ao Rio. Ele reuniu-se com autoridades, celebrou missa pelos 447 anos da cidade e avaliou alguns dos locais por onde o papa Bento XVI poderá passar durante a Jornada. Esta será a primeira vez que o atual sumo-pontífice vira à capital fluminense. Também participaram do evento o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, representantes da CNBB e do Comitê Organizador Local (COL).

Rylko mostrou-se tranquilo quanto à capacidade de o Rio de Janeiro receber a Jornada. Para ele, os temores em relação questões como segurança, hotelaria e infraestrutura de transportes, que poderia não ser suficiente para atender às cerca de duas milhões de pessoas que são esperadas no evento, são exagerados e não deverão se concretizar. 

“Tivemos vários encontros com as autoridades, e todos nos asseguraram que a JMJ, de certo modo, será uma espécie de teste para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Conhecemos o gênio organizativo dos cariocas e temos certeza de que tudo estará pronto a tempo. Vamos voltar à Roma com uma certeza: a JMJ será um evento maravilhoso. Tanto para a Igreja quanto para o povo brasileiro”, elogiou.

No fim de março, será realizado em Roma um encontro entre o COL e representantes de conferências episcopais de cerca de 80 países. O objetivo é fazer um balanço da última edição da JMJ, em Madrid, e dar detalhes da preparação do Rio de Janeiro para o evento. Na ocasião, o arcebispo dom Orani João Tempesta pretender levar uma réplica de 3 metros do Cristo Redentor para a Praça de São Pedro, no Vaticano.

“Como já recebemos a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora [símbolos da JMJ], normalmente entregues pelo papa no Domingo de Ramos, quando se encerra o encontro, sugerimos levar uma réplica da estátua para que os fiéis possam contemplá-la. Mas ainda está em fase de estudos. Não é possível confirmar”, explicou. 

A visita ao Cristo, onde celebrou a missa pelos 447 anos do Rio de Janeiro, foi considerada pelo cardeal Rylko o ponto alto de sua passagem pela cidade. "Naquele momento lançamos a pedra fundamental da Jornada Mundial da Juventude. Foi quando entendemos que é o próprio Cristo quem convida e manda uma mensagem aos jovens:  os espero aqui em 2013".

Paes: saem com a melhor impressão
Antes de voltar à Roma, Rylko e a comitiva que o acompanha reuniram-se com o prefeito Eduardo Paes, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, além de vereadores, representantes de empresas e secretários municipais. O cardeal recebeu uma imagem de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, e presenteou as autoridades com terços benzidos pelo papa Bento XVI. 

Segundo o prefeito, a resposta dos religiosos à mobilização carioca foi gratificante. "Eles saem daqui com a melhor impressão possível. Falaram-me que nunca se sentiram tão bem representados. Agora só falta enviarmos a réplica do Cristo Redentor para que o Rio de Janeiro fique definitivamente representado no Vaticano",  disse.

A Jornada

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro entre os jovens católicos e o papa e acontece a cada dois ou três anos em diferentes países. A programação contempla atos centrais, como a cerimônia de abertura, a acolhida do papa, a Via-Sacra, a Vigília dos jovens e a missa de encerramento, que vão contar com a participação do Bento XVI. Paralelamente, acontecem outras atividades, como catequeses e eventos culturais.

Essa é a primeira vez que a JMJ vem ao Brasil e segunda vez que visita a América Latina. Em 1987, o evento aconteceu na Argentina, onde reuniu cerca de um milhão de fiéis. A última JMJ aconteceu no ano passado em Madri, Espanha, com cerca de dois milhões de pessoas. A expectativa de público para a edição carioca, que marcará o início do ciclo de grandes eventos que o Rio de Janeiro receberá nos próximos anos, é a mesma. 

No domingo próximo, a Igreja vai lançar uma campanha de hospedagem para incentivar fiéis a receber os peregrinos que vêm para a jornada. Quem tiver interesse em participar deve procurar um representante da JMJ na paróquia mais próxima

(Fonte: Jornal do Brasil em http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/03/02/cardeal-tudo-estara-pronto-a-tempo-para-a-jornada-mundial-da-juventude/)

SEJA BEM VINDO!

BLOG DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - PARADA DE LUCAS

ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO

PÁROCO PE. ALEX SIQUEIRA