16 de jan. de 2012

SOMOS NOTÍCIA!

Imagem Missionária acolhe orações por toda a Cidade 

15/01/2012

 Nice Affonso e Raquel Araujo


Na paróquia São Sebastião, em Parada de Lucas, a Imagem Peregrina foi recebida com fogos e muita animação. Os paroquianos fizeram questão de acolher a Imagem ainda na porta da Igreja, entoando cânticos a São Sebastião.

O Pároco local, Padre Sérgio Marcos, conduziu o Padroeiro até o interior da Igreja, onde o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, refletiu sobre o terceiro passo da Caminhada Missionária. O Pastor lembrou o tema da Trezena deste ano, que exalta a figura de São Sebastião como Jovem Discípulo de Cristo.

- Quem é discípulo vive a fé - afirmou Dom Orani, lembrando que a partir de outubro, conforme orientação do Papa Bento XVI, terá início o Ano da Fé - Quem vive na fé é um missionário e leva a Palavra de Deus pelo mundo, assim como São Sebastião, reforçou.

Dom Orani motivou os fiéis a serem firmes na fé, assim como São Sebastião, e a aumentarem a esperança em Cristo.


- A perseverança de São Sebastião recorda também a necessidade de fazermos o mesmo. As flechas não foram capazes de derrubá-lo. Jesus Cristo deu a vida por todos nós, morreu por nós. Somos chamados a ter esperança, baseados no Cristo ressuscitado.

Após a celebração na Paróquia, a imagem do Jovem Discípulo de Cristo seguiu em procissão até a quadra da Agremiação Unidos de Lucas, onde Dom Orani deu uma benção e afirmou que, assim como o samba, São Sebastião também representa a tradição do Rio de Janeiro.

- Neste local, que fala um pouco da cultura que é o samba, São Sebastião se faz presente e mostra que ele também faz parte dessa tradição.

Em seguida, a Imagem peregrinou para a Capela de São Sebastião, na Freguesia.

Capela São Sebastião, na Freguesia

A bela Capela São Sebastião, na Freguesia, reuniu a comunidade junto do Pároco, Padre Marcos Vinícius, para receber a Imagem Peregrina com bastante animação.

Ao refletir sobre o quarto passo da Caminhada Missionária, que aborda paz, convívio e compromisso, Dom Orani, tomando o exemplo de São Sebastião, motivou a comunidade ao testemunho cristão:

- A finalidade da nossa vinda aqui é confirmar a caminhada de vocês, para que haja sempre presença cristã em todas as realidades do cotidiano.

O Arcebispo ainda recordou quando São Sebastião, após as flechadas, precisou ser socorrido pela comunidade, para exemplificar que é necessário que os núcleos de vivência cristã sejam sempre solidários e fraternos. Pois, para ele, todo o trabalho de evangelização precisa também testemunhar solidariedade, como aconteceu na Trezena do ano passado, quando toda a Arquidiocese foi motivada às doações às vítimas das enchentes no interior do Estado.

- A nossa vida de cristão é de preocupação com o outro, para que possamos nos ajudar mutuamente, destacou.

Em seguida, o cortejo à imagem do Jovem Discípulo de Jesus Cristo seguiu para a Capela São Sebastião, na Taquara.

Capela São Sebastião, na Taquara

Nem a chuva que teve início nesta tarde diminuiu a empolgação dos fiéis da Capela São Sebastião, na Taquara, que, junto do seu Pároco, Padre Roberto, acolheu a Imagem Peregrina com muita música, fogos e papel picado. Mas foram as crianças da comunidade que, cantando em honra ao Santo, emocionaram.

Durante a reflexão, Dom Orani ensinou aos fiéis a não terem medo de acreditar na vida eterna e, assim, ter devoção pelos santos:

- A Igreja vê nos santos pessoas que nem a gente, que viveram bem sua vida cristã numa época da história e que hoje são exemplos para nós. Que nós conheçamos a vida deles e nos entusiasmemos para o anúncio de Jesus Cristo. (...) Podemos acreditar no exemplo dos santos porque nós cremos na vida eterna e eles são nossos amigos do céu. Jesus Cristo deu sentido à vida deles e à nossa, porque é o único salvador, ensinou.

Da Capela na Taquara, a Imagem Missionária seguiu para a Paróquia de São Sebastião, em Vargem Grande. Na localidade, Dom Orani presidiu a Missa, que contou com a presença do Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro Dom Edson de Castro Homem.


* Fotos: Guilherme Silva

(Fonte:  http://www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm)

SEJA BEM VINDO!

BLOG DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - PARADA DE LUCAS

ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO

PÁROCO PE. ALEX SIQUEIRA