28 de jan. de 2012

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2012

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2012: Partilha, Missão e Fé!

     O mês de Janeiro foi de festa em nossa Paróquia, em homenagem ao nosso Padroeiro São Sebastião, fiel soldado de Cristo! Nos dias 07 a 19 de Janeiro, a Trezena em honra a São Sebastião reuniu nossa comunidade para a partilha. A Santa Missa foi celebrada todos os dias, cada dia com um tema especial. Após partilharmos o Pão da Palavra e da Eucaristia na Santa Missa, as pastorais se organizaram para promover o Café Paroquial, momento no qual a comunidade pôde se reunir também para lanchar e conversar.
     A visita de Dom Orani João Tempesta, com a imagem peregrina de São Sebastião, no dia 15 e a Santa Missa em Ação de Graças pelos 71 anos da Paróquia, presidida por Dom Edson de Castro Homem, no dia 17, foram momentos marcantes em que agradecemos a Deus por nos ter conduzido até aqui e nos permitir ser Igreja! 
     A Trezena foi um momento muito importante, pois cada tema trazia uma reflexão diferente sobre o “ser cristão” e sobre a vida na Igreja. Através dos temas, Deus nos falou muito sobre a importância e a urgência da Missão, sempre lembrada nas homilias, em especial por Dom Roberto, que nos apontou a beleza de uma vida decididamente missionária.
     No dia 20 de Janeiro, dia de nosso padroeiro São Sebastião, a comunidade acompanhou a Alvorada Festiva com queima de fogos e toque dos sinos, às 05h. Os fogos anunciaram o começo das festividades do dia em honra a São Sebastião e a cascata de luz mostrava a faixa que dizia “71 anos de Evangelização”. A primeira Missa, às 06h, foi celebrada por nosso Pároco Pe. Sérgio Marcos, que saudou e acolheu os fiéis devotos do Glorioso Mártir São Sebastião.  Então, durante o dia foram celebradas outras 6 missas, sendo que a das 9h em intenção das pastorais e movimentos da paróquia, a das 10h30 pela saúde dos enfermos e a das 15h celebrada pelo macro ecumenismo.
     O pátio de nossa Paróquia estava sempre movimentado com barraquinhas organizadas pelas pastorais, que promoveram toda a estrutura para receber e acolher os fiéis durante todo o dia.  A atuação da Pastoral da Sobriedade, juntamente com os grupos AA (alcoólicos anônimos) e NA (narcóticos anônimos), foi novidade na festa deste ano. Esta união assumiu grande importância divulgando a prevenção à dependência química e o trabalho pastoral que se inicia, com o lema “Sobriedade e paz, só por hoje, graças a Deus”. A exposição organizada contou com o material cedido pela Coordenadoria Especial de Prevenção à Dependência Química (Prefeitura do Rio), que deu todo apoio ao projeto.
     A Procissão de São Sebastião, às 18h, com a presença do Pe. Sérgio, Pe. Jordi e do Acólito Flávio, contou com a participação de um grande número de fiéis, que rezavam o Santo Terço pelas ruas de nosso bairro e, com muita fé, cantavam alegremente. A chegada da Procissão na Paróquia foi seguida pela Celebração da última Santa Missa, às 19:30h. Logo após, a bateria da GRES Unidos de Lucas, bem como o mestre sala e a porta bandeira, se apresentaram, entoando o Hino de São Sebastião, em homenagem ao nosso Santo Padroeiro.
     As festividades em honra a São Sebastião em nossa Paróquia de São Sebastião de Parada de Lucas foi um convite à busca da partilha. Que cada momento vivenciado, seja de desafio ou de alegria, tenha sido um aprendizado e um chamado a ser mais fiel a Cristo e à Sua Igreja, assim como São Sebastião foi. Os fiéis demonstraram grande fé e devoção! Que os corações tenham sido tocados e que cada um que por aqui passou queira estar cada vez mais próximo de Jesus.
     Que o Nosso Senhor Jesus Cristo abençoe nossa Paróquia e que o Amor do Pai esteja em cada coração, trazendo muita Paz, união e dedicação no ano de 2012, pela Ação do Espírito Santo. Que Nossa Senhora nos cubra com o Manto Sagrado e que possamos contar sempre com a intercessão de São Sebastião, nosso Padroeiro. Amém!

SEJA BEM VINDO!

BLOG DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - PARADA DE LUCAS

ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO

PÁROCO PE. ALEX SIQUEIRA