26 de set. de 2011

10º RETIRO DA PERSEVERANÇA

Nos dias 09, 10 e 11 de setembro de 2011, aconteceu em Itaipava – Fazenda das Arcas – o10º Retiro da Perseverança. O evento contou com a participação do Pe. Sérgio, do Ministério de Música da própria Paróquia, da PJ, da PASCOM e do Catecumenato, dos palestrantes Rodrigo, Simone, Flávio e Flávia, do Professor Garcia Viana, de uma jovem evangélica e, é claro, de toda a equipe da Perseverança.
Após as apresentações e da oração inicial, teve a entrada da faixa da Perseverança com o tema deste ano “Espírito Santo, Fonte de Vida e Unidade”. Em seguida, Graça e Arnóbio fizeram um Momento de Adoração na Capela da Fazenda.
No dia 10, o seminarista Rodrigo ministrou uma palestra sobre “Amor de Deus”, que teve como base a leitura de Is 43, 1-4. Ele nos disse que Deus quer atualizar o Seu amor em nossos corações e que maior freio para a manifestação desse sentimento é o medo. Ao final, o Rodrigo citou uma frase do Papa Bento XVI: “Deus é aquele que não tira nada, mas é aquele que tudo dá.”
No mesmo dia, ocorreu uma segunda palestra dada pela Simone, cujo assunto foi “Espírito Santo, Fonte de Vida”, baseada nas leituras de Lc 1, 30-35 e Rom 8, 11. Ela falou que o Espírito Santo que ressuscitou Jesus é o mesmo que quer nos dar vida em abundância. Também enfatizou sobre os perigos do mundo – drogas, violência, álcool – que levam os nossos jovens à morte. Para que isso não aconteça, é necessário
orar e vigiar. Logo em seguida, fomos fazer uma caminhada até a Cruz, relembrando o caminho que Moisés percorreu com o seu povo rumo à terra prometida. Às 17h30min, o Pe. Sérgio celebrou a Santa Missa. À noite, foi apresentada a peça “Deus de Todas as Cores”.
No dia 11, ocorreram duas palestras: “Espírito Santo, Fonte de Unidade” e “Nossa Missão no Mundo e na Igreja”. A primeira foi dada pelo Flávio, cujas leituras foram Gn 11, 1e At 2; 4, 32; 6. Elas ressaltaram a importância da Unidade em Comunidade. Já a segunda, dada pela Flávia, foi baseada na passagem do jovem rico -Mt 19, 16-22. Esta leitura nos mostrou que Jesus olha para os jovens com afeição e que a proposta da Igreja é que tenhamos uma experiência profunda com a Trindade Santa, pois a pedagogia do Senhor se resume em nos chamar, cuidar de nós e nos enviar em missão. Ao cair da tarde, foi feita uma linda homenagem aos 10 anos de Perseverança e aos seus idealizadores Isabel e Marquinhos. Antes da partida, participamos do Momento Mariano conduzido pela Denise.


SEJA BEM VINDO!

BLOG DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - PARADA DE LUCAS

ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO

PÁROCO PE. ALEX SIQUEIRA