Reforma da Matriz 2011


No dia 19 de julho de 2011 iniciava-se a reforma da Paróquia de São Sebastião de Parada de Lucas coordenada pelo Pároco Pe. Sérgio Marcos. Depois de quase cinco meses de grande esforço e com a reforma praticamente finalizada, é com grande alegria que entrevistamos nosso pároco para falar sobre todo este trabalho.

PASCOM: Como surgiu a idéia de realizar a reforma da paróquia?
Pe. Sérgio: Esta reforma era anseio da própria comunidade paroquial que há muito tempo se preparava para isto. Juntamente com este desejo, eu também percebi que o prédio da matriz estava bastante prejudicado e necessitava de uma ampla reforma. Sendo assim, inicialmente reuniu-se o CPP (Conselho Pastoral Paroquial) que, uma vez constituído, aprovou a criação do COPAE (Conselho Paroquial para Assuntos Econômicos). O pároco juntamente com o COPAE buscou colocar em prática o anseio da comunidade: a reforma.

PASCOM: Como foi a escolha da equipe que realizaria a obra?
Pe. Sérgio: Isso não foi fácil, pois solicitamos orçamentos aos empreiteiros e muitos não nos deram resposta. Algumas poucas respostas que recebemos não corresponderam ao que pretendíamos. E finalmente optamos pela proposta que representava custo e qualidade, a qual foi aprovada pelo COPAE.

PASCOM: Quais foram as dificuldades enfrentadas durante a reforma?
Pe. Sérgio: As dificuldades são aquelas normais encontradas quando nos propomos a realizar uma obra em nossas casas. Somos pessoas humanas por isso é difícil a perfeição. Os desencontros nas informações são naturais. Porém, o que vale é a intenção. Eu tenho certeza que nossa intensão, digo nossa porque é minha e do COPAE, foi a melhor possível. Eis a razão do agradecimento porque entregamos o nosso coração. Nem tudo saiu como pretendíamos, contudo, reitero, houve comprometimento.

PASCOM: Quais foram as etapas da reforma?
Pe. Sérgio: A reforma teve várias etapas: recuperação do telhado, juntamente com as calhas; pintura interna da igreja, onde se recuperou o painel do presbitério, agora pintado na cor azul; foram refeitas as sancas laterais, o que possibilitou a colocação de iluminação indireta; troca de todas as lâmpadas (optando por lâmpadas mais potentes); pintura externa, com a recuperação da faixada principal da igreja (recuperação das pastilhas).
Paroquianos generosos nos presentearam com a reforma do crucifixo, das vias sacras e das imagens de Santo Antônio e São José. Também fomos presenteados com a recuperação dos vidros da faixada da igreja, com a colocação de película protetora.
A reforma estava programada somente para o prédio principal (parte interna e externa). Contudo, ao longo da mesma foram acrescentados outros serviços como a pintura externa dos dois prédios anexos (salão paroquial e centro pastoral).
Esta reforma também passou pelo som da igreja, inclusive com a aquisição de um teclado mais moderno para o Ministério de Música e de um projetor (Datashow) para as pastorais e movimentos da paróquia.
Neste momento, ainda estamos eletrificando os sinos da igreja com previsão de inauguração para este Natal de 2011. Os sinos irão tocar de hora em hora dentro do horário que a lei prevê (das 8 às 18hs), com toque festivo às 12hs e às 18hs, como também toques de convite para as missas dominicais.
A alegria de se realizar uma reforma na igreja passa necessariamente pela nossa fé, como dizia o salmista “O zelo pela tua casa me consome”. Nesse sentido pude constatar a importância desse trabalho em muitos depoimentos: “Padre, a história dessa igreja de São Sebastião passou pela história da minha própria vida e da minha família. Aqui nos conhecemos, aqui nós casamos, aqui batizamos nossos filhos e aqui alimentamos nossa fé”. São depoimentos como estes que justificam todo nosso empenho em partilhar com os filhos de Deus este momento marcante na vida da nossa comunidade.

PASCOM: Quais são os próximos planos para a paróquia?
Pe. Sérgio: Para além do espaço físico, pretendemos investir também nas pastorais onde vamos formar nossos agentes de pastorais dentro do ensinamento da igreja. Outra motivação refere-se a nossa preparação para a Jornada Mundial da Juventude em 2013. As atividades desta jornada acontecerão por foranias e, com certeza, acolheremos muitos peregrinos. Existem outras perspectivas para o futuro, mas faz-se necessário dialogar com a comunidade.

PASCOM: Que mensagem o senhor daria para a comunidade?
Pe. Sérgio: Uma mensagem de otimismo! Eu agradeço a Deus imensamente por tudo o que Ele tem realizado para conosco em sua infinita bondade. Quero que nossa comunidade seja unida e que supere qualquer tipo de divisão, que não faz edificar nossa vida de igreja. Lembro-me da mensagem dada ao profeta Elias: “Levanta-te e anda, tu tens ainda um caminho longo pra percorrer”. Então, não podemos ficar de braços cruzados! Devemos sim cuidar do aspecto físico e não podemos deixar de lado nosso compromisso pastoral e missionário.
(Entrevista realizada no dia 5 de dezembro de 2011)

Veja fotos da reforma realizada de julho a dezembro de 2011
na matriz de São Sebastião de Parada de Lucas:





 

 


 


 Comunidade, sem a sua contribuição essa reforma não teria sido possível!
Que Deus cumule vossas vidas com muitas bênçãos.


SEJA BEM VINDO!

BLOG DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - PARADA DE LUCAS

ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO

PÁROCO PE. ALEX SIQUEIRA